CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

7.12.11


Por @GustavoMaia1 *

Comprar numa Micro ou Pequena Empresa é bom, faz bem quando tem o que deseja. Quando você compra em uma grande empresa, você se sente apenas mais um cliente, sem valor, nada mais que um cliente. Já num pequeno negócio você já pode ter se sentido o cliente mais importante, simplesmente por ser atendido com atenção. Essa sensação alimenta o ego do consumidor e pode ser usado como um ponto forte pelo pequeno empresário. É primordial o atendimento caprichado e dedicado, que atraia e impressione seu consumidor, dessa forma ficará mais fácil de minimizar o longo caminho da fidelização. Lembre-se que são os clientes perenes que garantem a sustentabilidade das MPE’s.

Estudar os produtos e saber exatamente as características de cada um é um grande momento de demonstrar domínio sobre o que vende e uma grande oportunidade de fazer vendas casadas, diferentemente dos grandes negócios que tem um leque que variedade e o ponto de decisão passará a ser apenas o preço. Além disso, as grandes empresas nunca destinam tempo ao cliente, justamente por ser apenas mais um, enquanto nas é nos pequenos estabelecimentos que encontramos o tempo que precisamos para concretizar uma compra, pelo fato de poder testar um produto na frente do cliente ou experimentar o que está sendo oferecido para comprovar a qualidade. Realmente fica difícil não comprar pelo menos alguma coisa sendo bem tratado e bem atendido.

Eu como pequeno empresário, como posso passar a melhor primeira impressão possível ao cliente? Sorrindo, cumprimentando-o calorosamente. Os grandes estabelecimentos são vários, mas os pequenos negócios são bem mais numerosos. Quem não já foi pessimamente atendido numa grande empresa e acabou voltando por não ter opção local? Eu já, várias vezes. No entanto, quando isso ocorre num pequeno negócio, pelo fato da oferta ser grande pelos concorrentes é raro o cliente que não foi bem atendido retornar, pelo contrário, minimiza a atuação do pequeno empresário na propagação da má notícia. Por isso, fazer com o que o atendimento fique marcado como sendo um dos melhores que o consumidor já teve fará com que ele dê preferência nas próximas vezes.

Muitos atendentes ficam com raiva quando um cliente entra no estabelecimento, olha tudo, pergunta preço e vai embora. Muitos acham isso uma perda de tempo e não é! O atendente nunca deve desprezar o cliente mesmo quando ele não faz nenhuma compra. Quando se trata bem independente da compra ou não é passada a mesma imagem da empresa, no caso, uma boa imagem e isso fará com que ele volte um dia ainda. Faça do atendimento uma das suas mais potentes armas para prender atenção dos clientes e dessa forma sua empresa conseguirá uma boa quantidade de consumidores regulares e como disse anteriormente, são eles que garantirão a sustentabilidade da sua empresa.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.


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