CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

1.5.12


François Hollande - o candidato socialista e favorito para vencer as eleições da França - se colocou na vanguarda do primeiro movimento antiausteridade. Ao fazer isso desafiou Angela Merkel e a liderança alemã.

Gavin Hewitt, BBC Brasil

O candidato francês promete renegociar o chamado pacto fiscal (tratado que visa impôr a disciplina fiscal na zona do euro). Desde que a crise começou, não há tratado mais importante que esse para a chanceler (premiê) alemã.

Merkel disse no final da semana passada que ele "não pode ser renegociado". François Hollande deu uma resposta contundente: "Não será a Alemanha que decidirá por toda a Europa".

Se Hollande ganhar, dirá à Berlim: "a sua estratégia não está funcionando e o povo francês 'tomou uma decisão'". Ele quer retomar a ênfase no crescimento econômico. 

A Espanha será o foco das atenções da França e da Alemanha. Segundo um ministro espanhol, o país está "em uma crise de enorme magnitude". Ele comparou o país ao Titanic e alertou os alemães: "se houver um naufrágio, até os passageiros da primeira classe se afogarão".


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo