CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.5.12


Um total de 24 milhões de jovens mexicanos, com menos de 29 anos, fazem parte do censo eleitoral. Desses, 14 milhões nunca participaram de uma eleição presidencial. Mas são eles os grandes protagonistas das próximas eleições no México, no dia 1º de julho.

O Globo

Enganados e ignorados, são os chamados “estudantes revoltados”, a maioria de universidades privadas, que estão cansados de uma democracia desvalorizada, e vão às ruas para protestar contra a corrupção, os partidos políticos e a manipulação informativa das grandes redes de televisão.

Jovens protestam na Cidade do México - Foto: Reuters
O estopim para uma cadeia de protestos começou no dia 11 de maio, quando o candidato presidencial do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, foi vaiado durante um comício na Universidade Iberoamericana, fundada por jesuítas e localizada em uma das áreas mais importantes da capital.

Em meio a gritos de “fora, fora” e “assassino”, Peña Nieto acabou deixando a palestra. O PRI respondeu acusando a universidade de ter sido manipulada por um grupo de provocadores e inimigos políticos infiltrados.

A Televisa, rede de maior audiência do país e acusada de apoiar o líder do PRI, deu apenas a versão dos fatos favorável ​​ao antigo partido hegemônico.

Os protestos continuaram. Os estudantes foram às redes sociais e gravaram um vídeo em que 131 deles mostravam sua carteira de estudante, desmentindo as acusações do PRI. O vídeo motivou a criação da página web “Yo soy 132”, que convidava mais jovens universitários a participar do movimento.

Logo, o site virou o assunto mais popular no Twitter, revolucionando a campanha eleitoral e surpreendendo toda a classe política. 


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo