CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.5.12


Um site islamista ofereceu uma recompensa de US$100 mil a qualquer pessoa que mate o rapper iraniano Shahin Najafi. Na avaliação do site o músico, que mora na Alemanha, criou uma música que satiriza a República Islâmica e trata uma figura religiosa histórica de forma irreverente.

O Globo

O website de notícias e religião iraniano Shia-Online.ir disse que a estrela de hip-hop merecia morrer por uma canção que, segundo o site, "grosseiramente insultava" Ali al-Hadi al-Naqi, um dos 12 imãs -- as figuras religiosas altamente reverenciadas por muçulmanos xiitas.

Najafi negou que sua música focava no imã xiita reverenciado ou foi feita para criticar o Islã. A música toma a forma de uma oração a Naqi, do século 9, e expressa reverência irônica por muitas figuras iranianas contemporâneas.

Com referências que vão desde o amor dos iranianos a plásticas no nariz até sanções econômicas e a controversa eleição presidencial de 2009, a letra da música em língua persa significa pouco para um estrangeiro, mas ressoou entre os iranianos e já teve mais de 320.000 acessos no YouTube. 


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo