CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.5.12


Por Gustavo Maia (@GustavoMaia1)

Diuturnamente é intensa a corrida dos profissionais de contabilidade para cumprir todas as obrigações impostas nos âmbito federal, estadual e municipal, além das questões trabalhistas e previdenciárias. E o que grande parte dos empresários e da sociedade muitas vezes não compreende é que o trabalho exercido por esses profissionais não depende somente deles, e sim do próprio empresário.

Não raro tenho visto empresários que simplesmente desconhecem a importância das obrigações e a penalidades por seu não cumprimento. Em várias situações, nós, profissionais da contabilidade, ficamos refém do empresário que precisa fornecer informações para a geração de relatórios assim como aquisição de sistemas e equipamentos, evitando assim as multas e juros. Como estamos em contato diário com o empresário, temos levado a notícia da exigência de mais essa obrigação acessória.

No meu entendimento, a Receita Federal do Brasil precisa, urgentemente, fazer ampla divulgação, nos meios de comunicação, dessas obrigações acessórias, bem como dar condições para que as empresas brasileiras possam cumprir tal exigência, assim como feito com o MEI – Micro Empreendedor Individual, onde seduzia o contribuinte pela ideia, listando apenas pontos positivos.

Vejo como fundamental o papel de orientação aos empresários em geral sobre a necessidade de maior capacitação com equipamentos e sistemas. Tenham a certeza de que todas as empresas brasileiras estão empenhadas em colaborar com os órgãos públicos, mas para isso precisamos que essas informações sejam transmitidas para o empresário.

A empresa contábil e o contador podem e, devem, orientar o empresário, mas não podem, e não tem condições de obrigar os empresários a adquirir equipamentos e sistemas, que são base para o cumprimento dessas obrigações, um exemplo claro é o TEF.

Por fim, vejo que o papel do empresário contábil e o contador é essencial dentro  de uma instituição e perante a sociedade. No entanto, a experiência tem mostrado que a grande maioria ainda desconhece tamanha importância.


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo