CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.5.12


Com o histórico de pelo menos 80 jornalistas assassinados desde o ano 2000, a liberdade de imprensa também entrou para a lista de vítimas da violência em meio à guerra contra o crime organizado no México.

Elisa Martins, O Globo

Só nos últimos 15 dias, cinco repórteres foram mortos no país, e um jornal foi metralhado, anunciando que não vai mais dar notícias sobre o narcotráfico.

Em comum, os jornalistas tinham a cobertura de temas ligados à guerra das drogas, além de sinais de tortura quando seus corpos foram encontrados.

O caso mais recente foi o de René Orta Salgado, jornalista experiente em notícias sobre violência e simpatizante do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que lidera a corrida presidencial, assassinado este final de semana em Morelos.

Ele e dezenas de repórteres não se transformaram em alvos da delinquência por acaso: as ameaças estão diretamente ligadas a uma demonstração de poder do crime organizado contra a intensificação do combate iniciado pelo presidente Felipe Calderón, em 2006.

A guerra ao narcotráfico já deixou mais de 50 mil mortos e calou muitos jornalistas que também temem por suas famílias. 


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo