CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

13.5.12


Nikolas Marandzidis, professor de História Política da Universidade da Macedônia, na Grécia, é um dos intelectuais do país chocados com a rápida ascensão de extremistas, em particular da extrema-direita neonazista.

O Globo

Em entrevista ao GLOBO, ele não mediu palavras: a Grécia está no caminho de uma República de Weimar, instalada na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial em meio a uma grave crise econômica e que levou à ascensão, em 1933, do Partido Nazista e de Adolf Hitler. Austeridade na Europa: o que isso significa para as pessoas comuns? 

Segundo ele, o extremismo grego tem hoje muito mais que os 7% de votos obtidos nas eleições parlamentares, no último domingo, pelo partido neonazista Aurora Dourada.

Como um país que foi berço da democracia chegou à situação atual, com uma extrema-direita nazista com sucesso nas eleições.

A primeira razão é a crise econômica profunda. Outra razão é a crise de legitimidade do sistema político. Há uma década estamos vendo que uma grande parte da sociedade está contestando as elites políticas, vistas como corruptas e incompetentes. A terceira razão é a existência de uma linguagem nacionalista, populista e demagoga que ultrapassa a barreira da extrema-direita. Esta linguagem, que culpa ocidentais, bancos, a Alemanha e os capitalistas, levou parte da sociedade a votar num partido nazista. Se somarmos todos os outros partidos extremistas e demagogos, os 7% de voto para a extrema-direita sobem para entre 20% e 25%.

Então o extremismo na Grécia é muito maior do que 7%?

Sim. Não é um fenômeno novo. Tivemos uma extrema-esquerda forte por décadas. Agora temos outro extremo, de direita. Podemos dizer que estamos verdadeiramente no período Weimar. É terrível e chocante dizer isso. Mas sinto que estamos caminhando para uma espécie de repetição de Weimar, com dois extremos muito fortes, os partidos de centro enfraquecidos, e ao menos metade da sociedade sem acreditar nos valores liberais e democráticos.


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo