CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

6.5.12


Futebol é um esporte maravilhoso, cheio de surpresas (caixinhas?), oferece revertérios e situações inusitadas que outro esporte não
propicia.
Por Marcos Dioniso, advogado

Agora, é o esporte mais contaminado com más intenções, imbecilidades e é sucursal do crime organizado, apesar dos bem intencionados dirigentes que existem.

Basta olharmos a fachada dos dirigentes, a começar pelos da FIFA, de ontem e de hoje, para vermos que o futebol é uma festa maravilhosa sempre com uma janela aberta para tragédias.

O jogo de hoje, ABC e AMÉRICA, poderia ser um salto para um futuro radiante para os nossos dois times que estarão na série B. Houvesse um mínimo de equilíbrio dos dirigentes, um pouco de bom senso e até senso de oportunidade(de oportunismo não falta), poderiam ter negociado com a CBF, FIFA e Governo do estado uma sustentabilidade para os campeonatos de 2012 e 2013, como contrapartida para o aniquilamento do Machadão.

Como o dever de casa mínimo não foi feito, os dirigentes vão atrás de uma legitimidade perdida, vociferando palavras prenhe de um ódio irresponsável, dando a senha liberatória para que , figuras bestiais , infiltradas nas organizadas saiam para "defender" suas cores.

Sou um torcedor Americano dos mais chatos, dizem meus amigos abecistas. Mas não posso assistir calado a crônica de uma tragédia anunciada para hoje ou amanhã, no frasqueirão,Goaninha, entorno ou no raio que o parta.

O custo da operação da polícia militar e o abandono das outras áreas da cidade se dá porque a paixão popular virou um negócio para os muito vivos que gozam em cima até da inocência do apaixonado torcedor, com prejuízo para a sociedade.

Dirigentes , não são meros torcedores. Tem que se comportar como líderes e construir um ambiente de coexistência pacífica, onde a prática esportiva seja o mais importante.

Uma coisa é provocar, cutucar, fazer piada, uma pilhéria. Não arranca pedaço e é até lúdico. Outra coisa é irresponsavelmente, deixar que o ódio pelo adversário vá ensejar a visibilidade social perdida para humilhados e ofendidos, vítimas que são das políticas das elites potiguares, transformando-se em algozes, como alertava Paulo Freire e saiam matando, morrendo.
O garoto mata e morre. Mas alguém lhe deu o brevê.

Uma última palavra: quando a temperatura sobe, chamam a polícia que chega arrepiando e depois será criticada por todos.

A PAZ no clássico, pode ser reconstruída a partir de agora com os dirigentes dando entrevistas, utilizando-se de seus canais de comunicação com as organizadas e formando um cordão calmante onde a bola possa retomar a importância perdida pelo medo.

Ah sim, MECÃO 3 X1.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo