CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

4.5.12


Testes feitos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em laboratório mediram o consumo de combustível de 105 veículos vendidos no país.

Folha.com

O trabalho integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem, em que os modelos são classificados e identificados pela eficiência energética. Desde 15 de abril, esses veículos passaram a adotar selos --de "A" (mais eficiente) até "E" (menos eficiente)-- iguais aos que hoje já são encontrados em eletrodomésticos.

O número de modelos cadastrados para o teste, de adesão voluntária, neste ano é 55% superior ao da última edição. Eles representam pouco mais de 50% das vendas no país.

Para garantir uma comparação uniforme entre os modelos, os testes foram efetuados em condições controladas. O instituto apurou o valor de referência para o consumo de combustível na estrada e na cidade. Essas informações também constarão na etiqueta.

A ressalva, entretanto, é que em situações reais fatores como qualidade do combustível, estado de conservação do veículo, calibragem dos pneus e uso de ar-condicionado influenciam o consumo e fazem variar os valores obtidos em laboratório.

Consulte a tabela com as classificações e o consumo para os 105 veículos neste link

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo