CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

24.7.12

O Lamansaguman se apresenta como a voz política das histéricas, bruxas, santas e loucas

Reprodução
EFE

Um grupo de sete profissionais da imprensa lançou no Chile o primeiro jornal online integrado unicamente por mulheres, cujo o objetivo é ressoar a voz feminina em um ambiente social e midiático predominantemente formado por homens. "Queremos fazer parte do debate nacional. Não é que seja um jornal para mulheres, mas é um diário feito por mulheres, sendo que todas as nossas fontes também são mulheres", relatou nesta segunda-feira (23) à Agência Efe, Kena Lorenzini, diretora do "lamansaguman.cl".

O jornal Lamansaguman, que brinca com a expressão chilena "mansa" (tremenda) e a pronúncia da palavra "woman" (mulher, em inglês), iniciou sua caminhada no último dia 5 de julho e se apresenta como "a voz política das histéricas, santas, bruxas, loucas, putas e de todas as mulheres". Segundo Kena, esta iniciativa surgiu após alguns encontros jornalísticos, onde as mulheres se reuniam para discutir sobre o feminismo de esquerda.
A partir deste primeiro passo, as mulheres decidiram dar visibilidade para essas conversas por meio de um jornal próprio. Apesar dessa marcada linha editorial, Kena, que é fotógrafa de profissão, assegura que "há mulheres de direita que se sentem identificadas com o projeto porque a maioria dos temas abordados é transversal".

As sete integrantes do jornal possuem outros trabalhos e dedicam o tempo livre à publicação, que não conta com nenhum investimento e nem publicidade. Além das mulheres, outros representantes da sociedade e da cultura chilena também colaboram por iniciativa própria com o Lamansaguman, que traz informações e também seções de humor, erotismo e contos.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo