CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.7.12

Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor


O "Mecão" Foi fundado no dia 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, no bairro dos "xarias" - Cidade Alta, mas o seu carisma atingiu os "canguleiros" e se espraiou por todo o Estado. Tem um caminho notável de conquistas e de momentos de glória, como está se repetindo neste momento, com um desempenho marcante.

O primeiro título americano veio em 1919. Foi o segundo campeonato de futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado, primeiro a ser concluído. Em 1920, conseguiu seu primeiro bi-campeonato. Dois anos mais tarde, o clube conquistou seu terceiro troféu, ao ganhar o campeonato daquele ano que foi intitulado Taça da Independência em 1922, em homenagem ao centenário da Independência. Na final, João Maria Furtado, conhecido como "De Maria" fez o único gol da partida frente aos eternos rivais americanos, o ABC Futebol Clube.

O América voltou a ganhar um título estadual apenas em 1926, quando abriu o caminho para o segundo bicampeonato da competição. Após o terceiro bi-campeonato de 1930-1931, o América amargou 10 anos sem vitórias locais, voltando a ser campeão só em 1942. Esse período, denominado período obscuro do futebol potiguar, ficou marcado pelo Deca-campeonato do ABC, graças a atuação nada exemplar do então dirigente do ABC, Vicente Farache.

Nos anos 1940 e 1950, a equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais três ocasiões: 1948, 1949, 1951, 1952 e 1956, 1957. O destaque dessa época foi o atacante Saquinho, tido como maior centro-avante que já vestiu a camisa alvirubra potiguar.

Possui uma bela sede social e agora alenta o torcedor com a construção da ARENA DO DRAGÃO.

O América foi o primeiro clube de futebol do estado do Rio Grande do Norte a possuir sede própria, terreno adquirido na gestão do Desembargador José Gomes da Costa e primeira construção na gestão do Presidente Humberto Nesi e levantada a primeira pedra no dia 14 de julho de 1945, à Avenida Maxaranguape, considerada a primeira e mais antiga sede própria do clube, a inauguração se deu na gestão de José Rodrigues, e foi marcado por um amistoso frente ao ABC, ganho pelo América por 6 x 2(gols de Marinho, Pernambuco duas vezes, Alinio, Tico e Gargeiro contra, descontando Albano duas vezes para o ABC) no dia 10/07/1948. Para construção da sede atual, o América esteve licenciado do futebol no período de 1960 a 1965, lhe custando muito suor e dinheiro dos americanos, mas concluindo a babilônia rubra, como é carinhosamente chamada, pronta na gestão de Humberto Pignataro (grande responsável por sua construção) em 14/07/1967, num dia festivo para cidade do Natal e, especialmente, para Torcida Americana.

PARABÉNS MECÃO, MECÃO, MECÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

0 comentários:

Postar um comentário

Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo