CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

27.2.11

Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
Marígia tertuliano - Profª da UNP
Para a Organização das Nações Unidas – ONU, os fundamentos do voluntariado são os valores da vontade livre, do compromisso, do engajamento e da solidariedade. De acordo com a Lei do Voluntariado Nº 9.608 de 18/02/98, Art.1º considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos e de assistência social, inclusive mutualidade.
O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
Pontuar os sentimentos e razões que movem o ser humano à ação voluntária não é das tarefas mais fáceis, sendo para alguns autores, o amor a mola propulsora do trabalho social, assim como as religiões.
 Segundo Ana Maria Domeneghetti, os voluntários diferem conforme sua etnia, além de outros fatores, como a cultura. Para ela, o voluntário brasileiro, se movimenta muito mais pelo paternalismo e está, na maior parte das vezes, ligado a caridade. Em contrapartida, os norte-americanos praticam trabalhos voluntários muito mais pelo amor a pátria e ao nacionalismo.
A partir dessa afirmação pergunto: como os nordestinos serão levados a trabalhar como voluntário na Copa 2014, uma vez que, os custos com viagem, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do voluntário? Como incentivar o cidadão às ações voluntárias em um mundo, onde o individualismo e a individualidade persistem.
Na iniciativa privada, a valorização à experiência em trabalho voluntário conta muito, pois mostra o perfil integrador do candidato. Os relatórios e estudos sobre Responsabilidade Social Empresarial - RSE confirmam: as empresas estão agregando valor as suas marcas, uma vez que sua imagem fica evidenciada perante o público interno e externo, quando a responsabilidade social faz parte de seus valores.
No terceiro setor, as práticas voluntárias são sua essência, o que o credencia a ajudar na formação dos voluntários que precisam ser inscritos para atenderem as demandas de 2014.
E o setor público? Como trabalhará para ajudar aos norte-rio-grandenses a participarem dessa empreitada?
Pensando a questão fui buscar informações e encontrei no site da ONU, mais possibilidades de incentivo ao voluntariado - http://www.onlinevolunteering.org/es/vol/
Oportunidade? Claro! 2014 está chegando e 2011 deverá ser o ponto de partida à prática que deverá ser ampliada em 2014. 

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