CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

6.2.11

Artigo - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania

Marígia Tertuliano - Profª da UNP

A pane energética que atingiu alguns estados do Nordeste evidenciou a importância de um movimento que toma corpo, através das redes sociais - a difusão da informação em tempo real e o pautar da notícia por cidadãos comuns.
Nas redes sociais, há a valorização dos elos informais e das relações, em detrimento das estruturas hierárquicas.
Na sociedade das redes - terminologia de Manuel Castells -, o associativismo localizado (ONGs comunitárias e associações locais) ou setorizado (ONGs feministas, ecologistas, étnicas, e outras) ou, ainda, os movimentos sociais de base locais (de moradores, sem teto, sem terra, etc.) percebem cada vez mais a necessidade de se articularem com outros grupos com a mesma identidade social ou política, a fim de ganhar visibilidade, produzir impacto na esfera pública e obter conquistas para a cidadania, como afirma Isle Warren, pesquisadora da UFSC.


A web, ao contrário de uma grande enciclopédia de consumo de informações, é o reflexo de cada um de nós, que transitamos por ela e, do modo como for, a construímos.
Organiza-se um novo conjunto de ações e representações que conformam um campo de intervenção social em que se evidencia a importância do conhecimento prático para a compreensão e criação do poder de transformação da realidade vivida e das próprias instituições
O apagão ocorrido na noite do dia 03 e madrugada do dia 04 de fevereiro, atingindo o RN, PB, PE, CE, AL e SE, potencializou o poder desse canal, e deu a dimensão desse potencial. Em segundos indivíduos reproduziram informações, criaram fatos, questionaram, formaram opiniões, contextualizaram o fato.
Os relatos dos internautas davam o tom da noite. Muitos reclamavam do desconforto do calor, outros da proliferação de mosquitos. Alguns reconheceram o valor de um gerador. Outros, por não estar na região nordeste, simplesmente ignoravam as informações multiplicadas pelos internautas - a exemplo dos sites dos grandes jornais que preferiram enaltecer shows de axé e um reality, que aconteciam naquele momento, enquanto a notícia ganhava o mundo alcançando os trending topics do twitter mundial.
A noite seguiu e, com ela o desencontro de informações, surgindo entre outros, boatos a respeito dos motivos daquele acontecimento. Alguns catastróficos e inconsequentes, mas apesar disso amplificado pelos retuites. O poder de mobilização daquela teia foi ampliado rapidamente.
Assim, as diversas informações foram construídas por internautas-autores que consumiram, produziram e publicaram seus conteúdos e estruturas, intermediadas por seus diferentes olhares.
A experiência vivida naquela noite demonstrou que a funcionalidade das redes sociais é determinada pelo tipo de intercâmbio entre as pessoas que a constituem e este amplia a aprendizagem colaborativa.
Mostrou ainda que a rede potencializou o twitter, como um instrumento de controle e participação social. Diferentemente do pensamento de alguns, esse instrumento foi utilizado, não como “coisa de desocupado”m, mas como um canal que possibilitou ao cidadão pautar a notícia aos veículos de comunicação e não ser pautado por esses.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo