CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

17.2.11


O Sebo Cata Livros é considerado o mais antigo em funcionamento em Natal. Ele foi aberto em 1970 e teve o acervo de livros, revistas, CDs, DVDs e objetos de arte completamente carbonizados, ontem, num incêndio que começou às 5 horas da manhã.
O fato entristeceu a cidade, especialmente aos amantes da leitura. Intelectuais, artistas, professores, estudantes, enfim, muita gente de Natal ficou chocada com a notícia do incêndio no Sebo Cata Livros.
Imediatamente, no Twitter, surgiu a campanha “Vamos reconstruir o Sebo Cata Livros, amanhã o @PretoeBrancoRN (Viz. ao Sebo) recebe doações. 3653 – 1358, 8872 – 8163, Espalhem…”
O Calangotango se associa à campanha e pede aos seus leitores que façam doações de livros, CDs e DVDs.
Abaixo um texto de Lívio Oliveira, publicado ontem mesmo no Substantivo Plural www.substantivoplural.com.br


Estive há pouco no Cata-livros ou naquilo que sobrou dele. Carros e carros de bombeiros ainda estavam por lá, nos últimos procedimentos daquilo que parecia mais…um velório. Encontrei-me, na rua, com o Juiz Geomar Brito, com o editor Chico Alves e outras pessoas interessadas em colaborar com a reconstrução (mínima que seja) do acervo de Jácio e Vera.
O rapaz da lanchonete “Preto & Branco” está sendo bem legal e reservou salas para receber os materiais a serem doados. Ainda não havia nenhuma doação mais importante em termos quantitativos, mas já começava a acontecer. Prometi levar uma boa quantidade de livros, e gostaria de ver Jácio antes, para prestar minha solidariedade e combinar detalhes da doação.
Vou ver se consigo encontrar Jácio e/ou Vera amanhã. E já vou reservando os livros por aqui.
Um detalhe: Enquanto caminhávamos pela rua cheia de entulhos queimados e papeis esturricados, Geomar colhe um fragmento esvoaçante de um dicionário e começa a ler o verbete em destaque. O verbete era, simplesmente, “Decepção”!
p.s. Geomar lançou um questionamento que me fez ficar pensativo: há notícia, na história deste Estado, de algum acontecimento dessa ordem que tenha destruído tamanho acervo bibliográfico?

4 comentários:

  • Tenho alguns livros, cds e LPs que gostaria de doar, se o Jácio se interessar estão a disposição. Gostaria de sabe o telefone dele. J. Garcia 3218-0951.

  • Caro J. Garcia
    O telefone do Jácio não tenho. Mas você pode ligar para um desses telefones 3653 – 1358, 8872 – 8163, citados no texto acima, e pedir informações sobre como fazer a doação.

  • Tenho livros para doar, por gentileza caso interesse entre em contato comigo no email cicera_chico@hotmail .com
    obs: os livros sao para retirar,aguardo resposta.
    agradeço.

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo