CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

18.2.11


Combatendo o jornalismo chapa branca ao vivo
Roberto Kaz da Folha de São Paulo/Ilustrada
Na terça-feira, o "Jornal da Cultura" --da rede vinculada ao governo do Estado-- noticiou um projeto da Secretaria Estadual de Saúde para desafogar os hospitais públicos da cidade de São Paulo.
O vídeo dizia que "a ideia é oferecer serviços de qualidade no litoral e interior do Estado para evitar que os pacientes venham à capital".
Finda a reportagem, o sociólogo Demétrio Magnoli, comentarista do programa ao lado do jornalista Eugênio Bucci, pediu a palavra. Reclamou que "notícia é quando o governo tomou uma atitude, e não quando declara que fará alguma coisa".
Foi amparado pela opinião de Bucci: "Nós precisamos usar o jornalismo muito mais para cobrar e fiscalizar o poder do que para promover o anúncio de nobres interesses".
Quando a apresentadora Maria Cristina Poli perguntou se aquilo era uma crítica, Magnoli respondeu: "Parece merchandising do governo".
A cena foi ao ar, ao vivo, no noticiário noturno da TV Cultura, veiculado de segunda a sábado, às 21h. À Folha, Bucci disse que a situação foi "indiscutivelmente positiva" para o programa: "O colocou em um patamar de transparência que nenhum outro jornal televisivo tem".
Bucci, que durante o primeiro mandato do governo Lula foi diretor da Radiobrás, credita a notícia a um "comportamento arraigado" nas emissoras públicas: "Nos 4 anos, 3 meses, 20 dias e 2 horas em que comandei a Radiobrás, vi que essas instituições foram adestradas a agradar às autoridades".
Demétrio Magnoli descarta a possibilidade de intervenção do governo estadual. "Há uma pressão permanente não de cima, mas das assessorias, que produzem cachoeiras de pautas até que se emplaque algo. Tenho a impressão que vêm daí reportagens como essa", disse.
Magnoli diz que "à diferença do que acontece na TV Brasil, a TV Cultura não é chapa branca".
A TV Cultura declarou que "o jornalista Eugênio Bucci e o sociólogo Demétrio Magnoli, assim como os demais comentaristas do JC", expõem "sempre suas opiniões com total liberdade".

*O Calangotango comenta: Já pensou se essa moda pega aqui no RN? A quantidade de “notícias” cheias de boas intenções do governo do estado e das prefeituras que se publica diariamente nos jornais, televisões, rádios e blogs daqui, até parece que só temos jornalismo chapa branca.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo