CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

30.3.11


A Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” foi criada em Natal/RN em fevereiro de 1961, pelo Prefeito Djalma Maranhão e seu Secretário de Educação, Moacyr de Góes. O programa implantou o ensino primário para crianças nos bairros pobres, em escolas de chão batido, cobertas de palha com uma metodologia inovadora. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura e Museus de arte popular.
A Câmara Municipal de Natal realizou, ontem, uma sessão solene para comemorar os 50 anos da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler”. O evento foi proposto pelo Vereador George Câmara (PCdoB). A homenagem reuniu pesquisadores do tema, especialistas e representantes de Programas direcionados à EJA (Educação para Jovens e Adultos).
Para o vereador George Câmara (PCdoB), a sessão foi uma forma de tornar público as ações e a administração progressista realizada pelo prefeito Djalma Maranhão. “Ao reunir figuras partícipes dessa história juntamente com pesquisadores para debater essa temática, produz-se um justo efeito de preservação da memória do povo daqui. As novas gerações não conhecem muitas vezes o valor histórico que uma campanha como essa tem. Muitos não sabem que seus entes passados, aprenderam a ler, graças ao “De pé no chão também se aprende a ler”, afirmou George Câmara.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo