CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.3.11


Neste ultimo dia 20 de março, a ECT completou 42 anos de existência como Empresa, em substituição ao antigo Departamento de Correios de 1969.
Moacir Soares – Presidente do SINTECT/RN e da CTB/RN
Infelizmente a crise postal que se arrasta há mais de 2 anos acarretadas por falhas na administração, associadas a demora na contratação de funcionários insiste em permanecer como o maior presente que seus trabalhadores dos Correios recebem neste dia.
Os trabalhadores ecetistas, em sua grande maioria,passam cotidianamente por um processo de precarização em vários aspectos: falta de mão-de-obra,péssimas condições de trabalho e falta de materiais indispensáveis a execução do trabalho. Poderia até se ter uma desculpa por parte da Direção da ECT se não houvesse dinheiro para investimento,mas como se sabe existe em caixa mais de 5 Bilhões de Reais, o que expõe mais ainda a ingerência administrativa.
A novela do concurso é apenas mais um capítulo deste aniversário amargoso que parece não acabar. Semana passada a ECT anunciou o nome da Empresa organizadora através de dispensa de licitação.Porém,como se sabe, em Outubro do ano passado a Justiça suspendeu a contratação de outra organizadora justamente pelo mesmo motivo. E ainda mais,no mês seguinte, assinou um termo em que se comprometia corrigir falhas nos processos de licitação. Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta(TAC), assinado no início de Novembro de 2010, o objetivo seria prevenir futuras irregularidades. Ao que parece, trilharam pelo mesmo caminho que deu errado.
Os Correios anunciam ainda uma mudança em seu estatuto, porém, o Documento Oficial foi negado pela Direção da Empresa a Representante nacional dos trabalhadores, a Fentect. As principais polêmicas giram em torno da possibilidade da criação de subsidiárias e empresas com participação acionária.
Anunciaram ainda que amanhã, dia 21, acontecerão vários eventos em comemoração ao aniversário e em Brasília premiarão vários empregados por antiguidade e empregados nota 10. Não poderia haver presente melhor se acabassem com a sobrecarga de trabalho. Como eu gostaria de ver neste aniversário da ECT os "homens de preto" de volta a Brasília protestando contra os Dirigentes da ECT e não contra os trabalhadores que lutaram por seus direitos.
Resumindo, no aniversário da ECT, seus mais de 100 mil trabalhadores teriam motivos para comemorar se não fossem convidados apenas para assoprar a vela, puxando fôlego de onde já não tem, trabalhando por dois ou três, e carregando o "bolo" nas costas.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo