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Sávio Ximenes Hackradt

3.3.11


Fonte: Ibope
Segundo dados da ferramenta Target Group Index, 80% do público feminino está preocupado com a forma física e 69% fizeram compras nos últimos dias. O índice de mulheres que compra pela internet está aumentando
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o IBOPE Mídia mostra os hábitos e comportamentos das brasileiras em relação a compras e saúde. 

O levantamento é baseado nas informações da ferramenta Target Group Index e mostra que 80% das mulheres do país acreditam que é importante manter a forma física e que 79% pagariam qualquer preço para manter a saúde. 

Apesar disso, 65% admitem que, de vez em quando, quebram a dieta pelo prazer de comer alimentos que não fazem bem à saúde. 

Um dado preocupante é que apenas 49% admitem usar preservativos em novos relacionamentos. 

Além disso, 59% das brasileiras dizem que vão ao médico apenas quando se sentem realmente doentes. 

Esse número, entretanto, ainda é menor do que entre os homens (64%) e a média da população (62%).
Consumo

Em relação aos hábitos de consumo, 69% das brasileiras fizeram compras nos últimos 30 dias.
Pelo menos 84% delas preferiram lojas de rua aos shoppings (60%).
Entre as mulheres que foram às compras nos últimos 30 dias, 79% compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas para homens e 40% roupas para crianças e bebês. O gasto médio das compras foi de R$ 190,83.
Cerca de 18% das mulheres fizeram compras pela internet. 
Foi um aumento expressivo se comparado ao resultado da pesquisa feita em 2010, quando apenas 10% delas afirmaram ter feito compras pela internet.
Esse índice, entre os homens, que tradicionalmente fazem mais compras eletrônicas, foi de 24%.
Ao explicar seus hábitos de consumo, as mulheres destacam que sempre procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fieis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de produtos caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%).
O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos.
Para este levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres e homens com 18 anos ou mais, obtidas entre agosto de 2009 e julho de 2010.
Hábitos e atitudes do brasileiro
Fonte: Target Group Index  - Ano 11 onda 21 + onda 2
18.884 entrevistas - Ago09-Jul10

"A mulher contemporânea pesquisa os melhores preços, quer estar em dia com moda e estilo, cuida da saúde e estética, além de fazer o que for preciso para proteger sua família".
"Estamos diante de uma "super-mulher", que preza pela praticidade e que concede espaço em seu dia-a-dia para produtos que venham de encontro com suas necessidades, que são muitas", afirma Juliana Sawaia, gerente de inteligência de mercado do IBOPE Mídia.
Sobre o Target Group Index
O Target G roup Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas.
Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.

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