CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

31.8.11


Agência Brasil
A Cruz Vermelha brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas organizações ligadas aos direitos humanos celebraram ontem (30) o Dia Internacional dos Desaparecidos. Os mesmos organismos comemoram a vigência da Convenção Internacional sobre a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento.
Segundo a Cruz Vermelha brasileira, 4,2 mil casos de desaparecimentos nacionais e internacionais esperam solução pelo Departamento de Busca de Paradeiro. O órgão foi criado durante a 1ª Guerra Mundial pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e obedece às Convenções de Genebra.
O chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha, Oswaldo Amarante, ressaltou que cerca de 500 entidades, entre organizações não governamentais ONG’s, consulados, institutos de identificação, governos, Agência Central de Pesquisas e Proteção, Serviço Internacional de Buscas e colaboradores, auxiliam na busca por informações dessas pessoas.
“O Dia Internacional dos Desaparecidos é como o Dia dos Pais, do término da 2ª Guerra Mundial ou do Holocausto nazista, uma data para sensibilizar as pessoas, porque sabe-se que há pessoas desaparecidas. Também serve para revisar os métodos [de tratamento dos casos de desaparecidos] e prevenir que isso ocorra”.
Segundo Amarante, todos os pedidos de busca, entre cartas, solicitações pessoais e ligações, encaminhados ao departamento foram atendidos. Agora, ele espera ampliar a ajuda do governo para sensibilizar a população.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo