CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

24.8.11


Roberta Lopes
da Agência Brasil
O diretor executivo da organização não governamental (ONG) Transparência Brasil, Claudio Abramo, disse hoje (23) que o financiamento público de campanha não é uma solução para o combate à corrupção. Ele acredita que a proibição do financiamento privado vai provocar um aumento do chamado caixa 2, que é o dinheiro recedido em campanha e não declarado.
O financiamento público exclusivo de campanhas é um dos pontos da reforma política em tramitação na Câmara. “Essa ideia é um tiro no pé. Isso vai fazer com que o caixa 1 se torne o caixa 2. O que hoje é conhecido [no financiamento] de campanha vai ficar no caixa 2. Se proibirem vai ficar no caixa 2”, ressaltou durante audiência pública no Senado sobre ações contra corrupção.
Ele também criticou a nomeação excessiva de cargos em comissão pelo Executivo. “Deveria ser feito um limite para a nomeação de cargos públicos. Essas pessoas não são funcionários públicos, elas são funcionárias dos partidos.”
O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo, discordou da posição de Abramo e afirmou que os partidos têm o direito de levar seus postos para cargos em comissão.
“Partido que ganha, independente de quantitativo, tem o direito de trazer para a administração os quadros que estão afinados com seu projeto político. Entendemos que os partidos tem de ser valorizados para construirmos uma democracia e uma forma de fazer isso é levá-los à gestão.”

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo